No início do ano de 2012, andei pensando sobre um jogo que viabilizasse o uso das classes clássicas de Dungeons & Dragons – D&D em ambientalizações no nosso mundo.
Fiquei imaginando como seria a vida de seres humanos, com as habilidades e poderes das classes de D&D, em meio aos sabores e dessabores de nossa realidade.
Então, com essa idéia na cabeça, comecei a idealizar sobre como esse jogo funcionaria, como seria a criação dos personagens, qual seria o sistema a ser usado, como seria a mecânica do surgimento de pessoas “especiais” em meio a um mundo que procura pensar racionalmente, ou pelo menos tenta.
Foi então que surgiu a idéia de usar a crença em algo ou alguma coisa que alguns seres humanos tem, em detrimento à razão estabelecida no mundo.
“Crença (cren.ça) – sf (lat credentia) 1 Ato ou efeito de crer. 2 Fé religiosa. 3 Opiniões que se adotam com fé e convicção. 4 Crédito diplomático. Antôn (acepções 1, 2 e 3): descrença” – Dicionário Online Michaelis – UOL.
“Razão (ra.zão) – sf (lat ratione) 1 O conjunto das faculdades anímicas que distinguem o homem dos outros animais. 2 O entendimento ou inteligência humana. 3 A faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal; raciocínio, pensamento; opinião, julgamento, juízo. 4 A faculdade que refere todos os nossos pensamentos e ações a certas regras consideradas imutáveis…” – Dicionário Online Michaelis – UOL.
Com esse entendimento, pensei em estabelecer a Crença como o gatilho para os seres humanos desenvolverem poderes mágicos ou fantásticos. Ou seja, o personagem precisa acreditar em algo ou alguma coisa com intensidade suficiente para despertar a magia ou o fantástico que está adormecido em si.
“Despertar (des.per.tar) – (des+lat *expertare) vtd 1 Tirar do sono; acordar: A sereia da fábrica nos desperta de manhã. Minha filha é quem me desperta com o seu beijo. vti e vint 2 Sair do sono; acordar: Despertei de um sono profundo. Despertamos bem cedo na fazenda. vti e vint 3 Readquirir força ou atividade; reanimar: Despertou da languidez. Perante o perigo ele despertara. vtd 4 Tirar do estado de torpor ou de inércia. vtd 5 Dar ocasião a; provocar, suscitar, causar: Este fato despertou-lhe a saudade. Aquelas palavras lhe despertaram na alma recordações e impulsos da idade florescente. vtd 6 Animar, avivar, estimular, excitar: Despertar a sensibilidade. Despertou no filho o desejo de estudar. vpr 7 Manifestar-se, revelar-se, surgir: Despertou-se-lhe a pouco e pouco o sentido da audição” – Dicionário Online Michaelis – UOL
Mas não bastará simplesmente conhecer ou entender uma crença para se despertar. É preciso realmente acreditar. Acreditar que existe algo ou alguma coisa que lhe permitirá realizar atos mágicos ou fantásticos. Acreditar com tamanha intensidade ao ponto de depositar a segurança de sua própria vida por essa crença.
Portanto, decidi desenvolver a mecânica do surgimento de pessoas com poderes mágicos ou fantásticos em nossa realidade através da crença em algo ou alguma coisa.
O que vocês acharam?
Deixem seus comentários para me ajudar a desenvolver cada vez melhor essa idéia de jogo.
Então, com essa idéia na cabeça, comecei a idealizar sobre como esse jogo funcionaria, como seria a criação dos personagens, qual seria o sistema a ser usado, como seria a mecânica do surgimento de pessoas “especiais” em meio a um mundo que procura pensar racionalmente, ou pelo menos tenta.
Foi então que surgiu a idéia de usar a crença em algo ou alguma coisa que alguns seres humanos tem, em detrimento à razão estabelecida no mundo.
“Crença (cren.ça) – sf (lat credentia) 1 Ato ou efeito de crer. 2 Fé religiosa. 3 Opiniões que se adotam com fé e convicção. 4 Crédito diplomático. Antôn (acepções 1, 2 e 3): descrença” – Dicionário Online Michaelis – UOL.
“Razão (ra.zão) – sf (lat ratione) 1 O conjunto das faculdades anímicas que distinguem o homem dos outros animais. 2 O entendimento ou inteligência humana. 3 A faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal; raciocínio, pensamento; opinião, julgamento, juízo. 4 A faculdade que refere todos os nossos pensamentos e ações a certas regras consideradas imutáveis…” – Dicionário Online Michaelis – UOL.
Com esse entendimento, pensei em estabelecer a Crença como o gatilho para os seres humanos desenvolverem poderes mágicos ou fantásticos. Ou seja, o personagem precisa acreditar em algo ou alguma coisa com intensidade suficiente para despertar a magia ou o fantástico que está adormecido em si.
“Despertar (des.per.tar) – (des+lat *expertare) vtd 1 Tirar do sono; acordar: A sereia da fábrica nos desperta de manhã. Minha filha é quem me desperta com o seu beijo. vti e vint 2 Sair do sono; acordar: Despertei de um sono profundo. Despertamos bem cedo na fazenda. vti e vint 3 Readquirir força ou atividade; reanimar: Despertou da languidez. Perante o perigo ele despertara. vtd 4 Tirar do estado de torpor ou de inércia. vtd 5 Dar ocasião a; provocar, suscitar, causar: Este fato despertou-lhe a saudade. Aquelas palavras lhe despertaram na alma recordações e impulsos da idade florescente. vtd 6 Animar, avivar, estimular, excitar: Despertar a sensibilidade. Despertou no filho o desejo de estudar. vpr 7 Manifestar-se, revelar-se, surgir: Despertou-se-lhe a pouco e pouco o sentido da audição” – Dicionário Online Michaelis – UOL
Mas não bastará simplesmente conhecer ou entender uma crença para se despertar. É preciso realmente acreditar. Acreditar que existe algo ou alguma coisa que lhe permitirá realizar atos mágicos ou fantásticos. Acreditar com tamanha intensidade ao ponto de depositar a segurança de sua própria vida por essa crença.
Portanto, decidi desenvolver a mecânica do surgimento de pessoas com poderes mágicos ou fantásticos em nossa realidade através da crença em algo ou alguma coisa.
O que vocês acharam?
Deixem seus comentários para me ajudar a desenvolver cada vez melhor essa idéia de jogo.
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